Olá viajante!!
Hoje iremos falar sobre a Caverna Couto, ela está localizada no PETAR – Núcleo Santana, Vale do Betari, tendo acesso pela Rodovia SP-165 (estrada que liga Iporanga a Apiaí).
O Horário de visitação na caverna é das 08:00h às 16:00h.
Qual o tempo de caminhada?
O tempo de caminhada é de 10 minutos do quiosque até a boca da caverna. E o percurso dentro da caverna leva aproximadamente 30 minutos.
Qual a extensão em Quilômetros da Caverna?
Ela tem cerca de 410 metros e o percurso que é feito dentro dela é de 150 metros.
O que levar?
Levar o equipamento e uma vestimenta adequada, já citado na nossa publicação dica de viagem.
Quais as característica do atrativo?
A principal característica é a sensação de liberdade, sendo perfeita para contemplação e fotos incríveis!
Quem pode ir?
É uma caverna de nível fácil, porém, tem que abaixar na entrada e descer uma escada com cerca de sete degraus (precisa abaixar apenas para desviar de algumas estalactites que possui no breve trecho de sua entrada).
*Dica Núcleo Terra: Sempre levamos em consideração o perfil e expectativas de nossos clientes, com isso garantimos um roteiro personalizado que vai te surpreender.
Qual o limite de visitação por dia?
O limite é de grupos até 8 pessoas a cada 20 minutos, resultando em 200 pessoas por dia.
*Devido a situação atual da pandemia do corona vírus (COVID-19) e das medidas de segurança a serem tomadas esse limite pode ser alterado para evitar aglomerações.
Três Curiosidades sobre a Caverna Couto:
1ª Existe uma travessia que liga a Caverna Couto a Caverna Morro Preto chamado travessia do aborto, ela não é aberta ao público pois ainda está passando por um processo de avaliação.
2ª A caverna Couto é a unica caverna do Núcleo Santana que tem como fazer passagem de um lado para o outro da caverna, pois possui duas entradas e as duas tem o acesso liberado ao público.
3ª Ela é a única caverna que permite uma atividade de sensibilização, onde os monitores pedem para apagar as luzes e caminhar no escuro, tudo isso em segurança é claro!
Ficamos por aqui, muito obrigada por nos acompanhar e até a próxima!!
Informações texto por: Silnei Florindo e Allan Franco.