Também conhecido como Caverna do Petar, o Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira é um dos patrimônios naturais de conservação mais importantes do mundo. Afinal, o local conta com 35 mil hectares de Mata Atlântica e é perfeito para praticar esportes de aventura. Aliás, você pode fazer desde passeios de bike, até esportes como rapel, bóia cross, espeleo e cascading, a Caverna do Petar abriga turistas aventureiros.
Fundado em 1958 por um decreto do Governo de São Paulo, lá é possível conhecer a natureza de diversas formas. No Petar, os turistas têm acesso a 12 cavernas abertas para visitação. Apesar disso, além delas, os visitantes também podem conhecer várias espécies de aves. Alem disso, conta com uma mata de tirar o fôlego, a Caverna do Petar é um passeio obrigatório para qualquer brasileiro.
Onde se localiza a Caverna do Petar?
O Petar é localizado no estado de São Paulo, entre as cidades de Apiaí e Iporanga. Preservado por mais de 60 anos, o parque é reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Em outras palavras, a Caverna do Petar é um ponto turístico que vale a pena ser visitado.
Quais cavernas têm no Parque do Petar?
A principal atração do parque são as suas cavernas. Apesar de conhecido também por outras belezas naturais, como aves e espécies de plantas, Desse modo, nada mais justo do que falarmos sobre elas. Veja abaixo a lista de algumas das mais visitadas:
- Caverna de Santana
Você pode conhecê-la, afinal, é uma das mais visitadas. São 8 km de extensão, por isso, é muito usada para ensaios fotográficos. É uma caverna totalmente ornamentada e conta com muitos espelhos temas, dessa forma, te ajudarando a entender um pouco mais sobre como a caverna se forma.
- Caverna do Morro Preto
Cartão postal do parque, foi encontrado, em sua boca, indícios de que servia de abrigo para o homem primitivo.
- Caverna do Couto
Com 600 metros de extensão, a caverna do couto é, de certo modo, um conduto de drenagem da serra. Você pode fazer uma travessia através dela, saindo assim, do outro lado da montanha. O contraste de vegetação é estupendo e você só tem a ganhar com uma das vistas mais lindas e de tirar completamente o fôlego.
- Caverna da Água Suja
O principal desafio, ao entrar nesta caverna, é chegar ao destino final: a sua cachoeira interna. Tem cerca de 800 metros para visitação. Mas se você ama trilha, então, terá uma experiência incrível e poderá apreciar uma linda vegetação em todo caminho.
- Caverna do Alambari de Baixo
Banhada por um rio no seu interior, a caverna do Alambari de Baixo tem uma caminhada por dentro da água e conta com um lindo túnel. Este, que exala um “aroma” de aventura.
Qual o valor de entrada para o Parque do Petar?
Você deve pagar o valor de R$18,00. Esse valor deveria ajudar na conservação das grandes belezas naturais do Parque do Petar.
O valor por pessoa, tem desconto ou isenção para estudante, melhor idade, professores da rede pública e moradores locais. Para comprar o ingresso e fazer sua reserva, é necessário acessar o site https://www.ingressosparquespaulistas.com.br/home
Além disso, você não pode visitar o local sem ter o com o acompanhamento dos monitores locais, para maior segurança.
Onde se hospedar na Caverna do Petar?
Por fim, mesmo após turistar pelo parque, é essencial que o passeio seja 100% agradável. Por isso, é indispensável a escolha correta do local para a hospedagem. Desse modo, a emoção continua até mesmo nos arredores da Caverna do Petar.
No Núcleo Terra, em Iporanga, bem próxima ao Petar, os turistas conseguem ter traços do parque dentro das acomodações. Sendo assim, com nomes específicos das cavernas nos quartos. Além disso, a pousada oferece uma experiência completa aos visitantes.
Afinal, muito além das acomodações e do café da manhã com uma vista especial, ela também é uma agência. Assim, você que não sabe ainda como organizar o seu roteiro de viagem, a pousada oferece o pacote completo. Portanto, garante diversão, lazer e muito conforto.
Além disso, a hospedagem no Núcleo Terra garante, além de conforto e proximidade ao Petar, uma localização privilegiada para outros pontos turísticos. Desse modo, além de poder conhecer a Caverna do Petar, você também tem acesso fácil a outros locais da cidade. N° 1 do Tripadvisor, a pousada e agência é referência em tranquilidade, hospitalidade, conforto e harmonia.