Olá Viajante!
Hoje iremos passar algumas informações sobre caverna Ouro Grosso.
A caverna faz parte do Núcleo Ouro Grosso no PETAR, que está localizado no bairro Serra, tendo acesso pela Rodovia SP-165 estrada que liga Iporanga a Apiaí.
Você deve estar se perguntando o porquê do Núcleo ter o nome da caverna. Supostamente os Núcleos ganham o nome de sua principal atração, ou seja, antes dele ser decretado como Núcleo ela já era a mais conhecida.
O horário de visitação é das 08:00H às 16:00H.
Qual o tempo de caminhada?
Da guarita até a caverna leva aproximadamente 5 minutos de caminhada. A área de visitação tem 150 metros de percurso e leva aproximadamente 30 minutos.
Característica do atrativo?
É uma caverna de grande aventura e trecho turístico de fácil acesso. Ela possui um tom de coloração única que não se encontra em outras cavernas do PETAR, vale muito a pena conferir!
Quem pode ir?
É uma caverna de nível fácil, porém, tem que abaixar na entrada (não precisa se rastejar, apenas se abaixar e desviar das estalactites que tem na entrada por um curto trecho), as crianças costumam ficar empolgadas com a caverna ouro grosso.
*Dica Núcleo Terra: Sempre levamos em consideração o perfil e expectativas de nossos clientes, com isso garantimos um roteiro personalizado que vai te surpreender.
Qual o limite de visitação?
O limite é de 08 pessoas a cada 30 minutos.
Curiosidades
1ª O trecho restrito da Caverna Ouro Grosso é a mais radical do PETAR, existe um projeto em andamento onde disponibilizarão este roteiro, cremos que em breve ele será aberto ao público.
2ª O trecho possui 7 cachoeiras que precisam de escaladas para atravessá-las. Esse trecho da caverna exige um grande domínio de técnicas para conseguir fazer a travessia.
3ª Há duas formas de explicar o porquê do nome Ouro Grosso através de história dos guias:
- A primeira versão é que já foi encontrado ouro na caverna. E sua coloração nos faz acreditar nessa possibilidade!!
- A segunda versão e a nossa favorita, pelo o nosso guia Adriano: é de que por ser uma caverna com grau de dificuldade (que exigem escaladas em cachoeiras, isso no trecho restrito), para quem gosta de aventura ela é como Joia Bruta!!
Vale mesmo a pena conhecer a caverna Ouro Grosso, é gratificante, isso sem contar o grau de aventura que é levado para casa! Minha dica de hoje é: Aproveitem essa natureza maravilhosa que o PETAR nos proporciona e tenham ótimas experiências!!
Espero que tenham gostado da nossa publicação e até a próxima!!
Abraço!!