PETAR – Caverna Santana

Olá viajante!!

Hoje iremos falar sobre a Caverna mais conhecida e visitada do PETAR que é a Caverna Santana. 

Como já falamos anteriormente o Núcleo Santana está localizado no PETAR, Vale do Betari, tendo acesso pela Rodovia SP-165 (estrada que liga Iporanga a Apiaí). O núcleo ganhou esse nome graças a essa caverna.

A Caverna Santana tem muitas formações de Calcita e é a mais ornamentada que existe no PETAR, sendo um ótimo lugar para tirar fotos incríveis.

O horário de visitação na Caverna Santana é das 09:00H ás 15:00H.

Qual o tempo de caminhada? 

Do Quiosque até a Caverna leva em média 5min de caminhada. E o percurso dentro da Caverna normalmente é de 1h30min (uma hora e meia) á 2h00min (duas horas) de caminhada.

Qual a extensão em Quilômetros da Caverna?

A Caverna tem aproximadamente 8 km de extensão, onde 800 metros são liberado para visitação.

O que levar?

É obrigatório para entrada no Parque o uso dos equipamentos, sendo eles: lanternas e capacete, e deve considerar também a vestimenta adequada (caso não tenha acompanhado nossas publicações fizemos o Dica de Viagem).

Quais as característica do atrativo?

Emoção, contemplação e aprendizado, considerando a grande variedade de espeleotemas que faz essa caverna uma verdadeira sala de aula montada pela natureza. 

Quem pode ir? 

Não tem faixa etária determinada, ou seja, a família TODA pode ir.

Qual o limite de visitação por dia?

A entrada na caverna é de grupos contendo no máximo 16 pessoas por vez, com intervalo de meia em meia hora, resultando em até 208 pessoas por dia.

*Devido a situação atual da pandemia do corona vírus (COVID-19) e das medidas de segurança a serem tomadas esse limite pode ser alterado para evitar aglomerações.

Três Curiosidades sobre a Caverna Santana:

 Antigamente a entrada na Caverna era feito através de cordas limitando o acesso a apenas algumas pessoas. Pensando no desenvolvimento do turismo, a prefeitura de Iporanga na década de 60, recorreu ao Exército que disponibilizou uma equipe qualificada que implodiu as rochas e assim criando uma nova entrada na caverna possibilitando o acesso pela caminhada de uma pessoa por vez, esta ação levou em consideração a preservação da caverna e os aspectos ambientais. Assim surgiu o primeiro passo no desenvolvimento do turismo para o futuro de Iporanga e região, viabilizando a entrada de qualquer pessoa independente da idade na caverna Santana. (Mapa da caverna logo a baixo)

 Na Caverna Santana se encontra o salão Taqueupa sendo um dos mais sensíveis do Mundo (Salão restrito, tendo acesso apenas para pesquisadores).

Nele tem o chão de estrelas e estalactites da espessura de um canudinho. (Mapa da caverna logo a baixo)

 Atualmente a Caverna Santana é considerada a maior do Estado de São Paulo, possuindo em projeção Horizontal (extensão/planta) de aproximadamente: 8.373 metros e em desenvolvimento Linear/Vertical aproximadamente: 8.545 metros – segundo as últimas atualizações de medidas e mapeamentos feitas por grupos de Espeleologia. Eles acreditam que a Santana ainda “tem muito o que crescer em desenvolvimento”, ou seja, tem mais dimensões e/ou medidas a serem descobertas e mapeadas.  

Lembrando que traremos mais informações sobre as cavernas exuberantes do PETAR, muito obrigado e até a próxima!!

*Entrevista com Guias Locais: Silnei Florindo e Rodrigo Rodrigues.

*Entrevista com Júlio Franco.

*Mapa: PETAR 2014 – Cenário Geoambiental, por Hélio Shimada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×