O Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira – PETAR, está localizado nos municípios de Iporanga (Capital das Cavernas) e Apiaí, no Vale do Ribeira, local em que encontramos várias comunidades de remanescentes de quilombos e aldeias indígenas.
Em 1956 foi proposto a criação do PETAR- Parque Estadual do Alto Ribeira, decretado em 1958 e renomeado PETAR em 1960. O parque contem 35.722 Km² de extensão de Mata Atlântica livre de intervenções humanas e considerado como Patrimônio Natural da Humanidade. O parque possui mais 300 cavernas exuberantes e encantadoras, contendo 12 abertas para o turismo divididas em 4 núcleos de visitação, sendo eles: Núcleo Caboclos, Núcleo Casa de Pedra, Núcleo Ouro Grosso e Núcleo Santana com cavernas, cachoeiras e trilhas nos trazendo todo encantamento da Mata Atlântica.
O PETAR faz parte do Mosaico de Conservação do Paranapiacaba e tem como vizinhos: Parque Intervales, Parque Estadual Carlos Botelho, Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, Estação Ecológica Xitué e a Área de Proteção Ambiental da Serra do Mar.
Vale a pena visitar o PETAR e levar em sua bagagem de volta experiências incríveis e revitalizadoras.
Fontes de pesquisa:
*http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/petar-reune-exuberancia-de-suas-cavernas-e-da-mata-atlantica/
*https://pt.wikipedia.org/wiki/Iporanga
*https://mundoestranho.abril.com.br/geografia/como-se-forma-uma-caverna/
*Geologia do Vale do Betari, pelo geólogo Hélio Shimada.
Texto revisado por Nayene Franco e Yasmin Cabral.