Semana do Meio Ambiente

Olá viajante,

Aproveitando hoje, 9 de junho, o último dia da semana do meio ambiente, vamos nos dar um minuto que seja, para repensar sobre nossas ações?
Se pensarmos na famosa frase “Da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças.”. Me fala, como aplicar ela em nosso dia a dia? Como aplicar essa mesma lógica em meio a cidade grande, onde o que se sobrou foi só o artificial?
Eu sei que quando fazemos alguma trilha, quando pisamos no chão de terra, quando sentimos o cheiro de mata molhada, fica fácil pensar em preservar. Fica claro que não se deve tirar, levar ou deixar.
Mas, venha aqui comigo que vamos pensar na presença da natureza em nosso dia a dia!
Vamos começar pela água, ela até pode vir pelo cano, da parede, tratada e você pode até deter o poder de decidir quando vai deixar ela correr ou não, mas ela veio de um córrego, de um lado, do mar, da chuva. Ela veio da natureza!
E o nosso papel é devolvê-la da maneira que pegamos. Sabe aquela regrinha de que quando pegamos algo emprestado devemos devolver igual ou melhor?
Então, se pegamos a água emprestada da natureza, devemos devolvê-la da maneira que pegamos, limpa!
Nossa maneira de viver, de morar, de comer, ou seja o que for, já nos coloca em posição onde a natureza já foi tirada, levada e já ocupamos o seu lugar.
Mas sabe qual é o nosso papel a partir daqui? É garantir que tudo o que pagamos, água, terra, ar, madeira, areia, etc, seja devolvida da maneira que estava quando pegamos e se isso não for possível, temos a obrigação de substituir por algo que cumpra a mesma função!
Assim, devemos nos preocupar em saber para onde vai o esgoto de nossas casas, optar por produtos que agridam menos o meio ambiente, optar por usar técnicas ecológicas, reciclar, acompanhar a qualidade do ar em sua região, questionar mudanças climáticas e principalmente procurar por informações, pois é através da educação que podemos mudar o mundo!
Essa luta é de todos nós e juntos podemos proteger nosso maior bem, a natureza!

Se cuide e até breve!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×